terça-feira, março 22, 2011

Personalidades e o Turismo

Presidente Getúlio Vargas discursa
da sacada do Palace Hotel, em Ponta Grossa
(1943 - Foto by Ovídio Ribas)


A presença de uma pessoa importante ou famosa pode influenciar o desenvolvimento do Turismo numa localidade. Temos exemplos no Brasil e no mundo onde isso ocorre, e agrega valor ao destino turístico. Vejamos alguns:

Em Búzios (RJ), a atriz Brigitte Bardot passou férias nos anos 1960, e a cidade atraiu muitos outros hóspedes ilustres. Hoje existe a estátua da atriz, um dos principais pontos turísticos locais.

Ilhéus (BA), onde o escritor Jorge Amado passou sua infância, foi cenário de vários de seus livros, o que motiva muitos visitantes a conhecerem tais lugares.

Juscelino Kubitschek inspira todos aqueles que visitam Brasília.

E Liverpool na Inglaterra, berço dos Beatles, é visitada por legiões de fãs que buscam percorrer os mesmos locais freqüentados pelo quarteto.

Em Paris, temos o Cemitério Père-Lachaise, o qual é um dos 10 atrativos mais visitados na cidade. Lá, existem túmulos de personalidades como o roqueiro Jim Morrison, o escritor Balzac, o compositor Chopin, o codificador do espiritismo Allan Kardec, entre outros, que atraem milhões de turistas.

Um destino turístico pode se beneficiar até mesmo de casos fictícios. Isso acontece em Londres, cenário das aventuras de Sherlock Holmes: lá pode-se andar pelas ruas dos contos de Conan Doyle, como Baker Street por exemplo, e até visitar o museu da suposta casa do detetive, cujo ingresso custa £6 (cerca de R$16,00).

Na Romênia, o Castelo do Conde Drácula é um dos principais atrativos.

Há cerca de 4 anos, começou a ser divulgado o fato de John Lennon ter passado os verões de sua infância no vilarejo de Durness, na Escócia. Após tal divulgação, o site oficial da cidade, que recebia 3 mil visitas diárias, passou a receber mais de 150 mil – números impressionantes.

A identificação de imóveis e locais onde estiveram, nasceram ou viveram personalidades ilustres também enriquece a experiência do visitante no destino turístico – andar pelas ruas é como ver um álbum de fotos com legendas, onde cada placa acrescenta algo a mais ao turista.

Você sabe de algum local que possa entrar para a lista de locais ilustres em sua cidade? Entre em contato com o Convention & Visitors Bureau local ou com a sua Secretaria Municipal de Turismo e dê sua sugestão.

Fica assim aberta a temporada de "caça às histórias com personalidades" – com as quais pode-se agregar mais valor ao Turismo do nosso país.


* Daniel Wagner é Gerente Geral do Hotel Planalto Ponta Grossa (PR). Advogado pela UEPG, com MBA em Gestão Empresarial pelo ISAE/FGV. Vice-Presidente de Turismo da ACIPG – Associação Comercial Industrial de Ponta Grossa, e fundador do Ponta Grossa Convention & Visitors Bureau.

Nenhum comentário: