terça-feira, setembro 06, 2011

O Turismo de Eventos em Ponta Grossa

Este breve e objetivo artigo escrito pelo amigo Eros de Freitas, Diretor Executivo do Ponta Grossa Convention & Visitors Bureau retrata um pouco sobre o potencial que o Turismo de Eventos tem para contribuir com o desenvolvimento sócio econômico da cidade de Ponta Grossa:



O Turismo de Eventos em Ponta Grossa


O setor do turismo tem se desenvolvido rapidamente e se segmentado cada vez mais. Aqui em Ponta Grossa temos sentido o crescimento de eventos com público específico, porém, ainda temos muito por fazer. A primeira constatação é: todos ganham com a realização de eventos.

Ganham destaque, projeção e notoriedade as entidades e instituições que realizam, ganham os profissionais, os técnicos, os pesquisadores, pois, há uma troca intensa de informações num espaço pequeno de tempo, confere status e importância para a Cidade. 

O setor hoteleiro, gastronômico, os postos de combustíveis, veículos de comunicação, o segmento da comunicação visual, as gráficas, e pelo menos mais 60 atividades profissionais diferentes podem ser acionadas com a realização de um evento. O resultado da realização de eventos é basicamente “importação de PIB”, pois, trazemos dinheiro gerado em outras cidades para a nossa economia.


O turismo é a única atividade econômica que promove a distribuição de renda de imediato. É fácil entender; os hotéis e restaurantes são as principais ferramentas de captação do dinheiro trazido para nossa Cidade, e através das compras diárias de pães, frios, carnes, verduras, legumes, materiais de limpeza entre outros, e da geração de postos de trabalho e contratação de serviços como seguranças, manobristas, pintores, encanadores, eletricistas, etc., fazem a pulverização desse dinheiro na nossa economia. 

Turista não é só aquele que vem conhecer e fotografar a taça de Vila Velha.
São várias as formas de recebermos turistas: podem ser pessoas que vem em função de um evento de qualquer natureza, negócios, que vem buscar serviços médicos, visitas técnicas em fábricas e outras instalações, religioso, e outros tantos motivos que podem trazer pessoas para a cidade e aqui permanecer por um período mínimo de 24 horas.


Ponta Grossa tem um enorme potencial de realização e atração de eventos. Uso como exemplo nossa UEPG, que tem realizado vários eventos em diversas áreas; o 31º Congresso Brasileiro de Espeleologia(julho), o Encontro de Fruticultura (Agosto), 13º EPEA- Encontro Paranaense de Educação Ambiental (Agosto), Jogos Estudantis da Primavera (Setembro), o XVII Encontro Jaques Danon de Espectroscopia Mössbauer (Depto de Física/Novembro), 20º Encontro Anual de Iniciação Científica, entre outros. São 45 cursos, se cada curso realizar um evento ou captar a realização de um na sua área de atuação, pode acontecer um evento por semana em todas as semanas do ano. Isso traz resultados positivos para todos, projeta ainda mais as nossas instituições tanto nacional como internacionalmente, aproxima os meios científicos e acadêmicos da população e do setor de produção.

A equipe do Ponta Grossa Convention & Visitors Bureau parabeniza  todas as pessoas,  instituições e entidades que  realizam ações no sentido de promover Ponta Grossa a condição de pólo realizador de eventos. 
Colocamos-nos a disposição para, com as ferramentas que possuímos auxiliar no processo de realização ou captação de eventos.

Nenhum comentário: