quarta-feira, janeiro 11, 2006

65 anos!


Amigos,

É com alegria que o prédio do Hotel Planalto completa hoje (11 de janeiro) 65 anos da data de sua inauguração.

O prédio, que abrigou o Palace Hotel entre 1941 e 1973, foi construído entre 1938 e 1941, por um grupo de empresários que constituíram a EMUSA (Empresa de Melhoramentos Urbanos S/A).

A idéia foi a de se construir "um hotel à altura do desenvolvimento da cidade", que à época já despontava como uma das principais do sul do Brasil, principalmente devido ao grande entroncamento ferroviário - o maior do país - já aparecendo em Ponta Grossa.

O mais legal é chegar aos 65 anos, mantendo características originais (antigas), e implantando novas tecnologias (modernas) no mesmo hotel.
Por exemplo:
- o Elevador do hotel foi o 1o. elevador instalado em Ponta Grossa na década de 1960, e funciona até hoje (com contrato de manutenção com a Atlas Schindler, tudo certinho);
- as paredes são de tijolos maciços, sem colunas de concreto, pois à época este era o padrão de engenharia utilizado - algumas chegam a ter até 60 cm de espessura.

Já na questão hi-tech, além de telefonia DDR (Discagem Direta a Ramal), o hotel conta com Internet Sem Fio (wireless), tendo sido um dos primeiros hotéis do Brasil a disponibilizar este serviço em todos os seus ambientes, e o único em Ponta Grossa.

Eu diria que os últimos 7 anos foram muito importantes para o Hotel Planalto, visto que conseguimos transformar um prédio que estava "velho", em um empreendimento hoteleiro tão competitivo e confortável como os mais recentes hotéis da cidade.

Enfim, como diz a minha mãe Dna. Miraci Wagner, que eu considero como a grande responsável pela remodelação estética (tanto por dentro como por fora): "tudo aquilo que é antigo, quando bem conservado, torna o imóvel ainda mais valioso".

E como diz o grande guru de marketing Seth Godin, "as pessoas querem mais do que apenas comprar; elas querem uma história, para aprenderem algo, se divertirem, ou seja lá para qual finalidade". Dou toda razão a ele.

Bem, que venham os próximos 65 anos, e aqui estaremos - preparados para o Futuro, e ajudando a criá-lo!

Nenhum comentário: